domingo, 12 de junho de 2016

Formação de Caráter

Tenho duas preciosidades na minha casa que atualmente é a minha maior preocupação.



A cada novo desafio das minhas filhas adolescentes, me sinto mais apreensiva. Uma mistura de sentimentos: medo do fracasso e receio das escolhas erradas.

Comecei a pensar em como interferir na formação do caráter delas para que as suas ações  fossem positivas. Foi aí que, comecei a escrever a tese sobre “Formação de Caráter”.  Vamos ler? Espero que ajude vocês pais, que desejam um futuro promissor aos seus filhos!

Questionamento Inicial:

       1 - Qual a ligação entre Formação de Caráter e Costume
       2 - A formação do caráter não deve ser de dentro para fora? Por que fazemos o inverso?
       3 -  Não deveria ser uma conscientização interna para refletir nas ações externas?
       4 - Como fazer então?

Na verdade, estamos fazendo o trajeto errado, iniciando das “ações do mundo exterior” para “formar um caráter” e resultar na “construção do mundo interior”.
O “mundo interior” não pode ser resultado e sim o início. O “mundo exterior” não pode ser o ponto de partida e sim o resultado.

Se não houver conscientização e mudança nesta fórmula, nunca obteremos sucesso na formação do caráter dos nossos futuros adultos. E acreditem, com este modelo e formação, só conseguiremos brigas e adolescentes ainda mais rebeldes, umas vez que estamos lhe impondo uma condição-costume ao invés de lhes condicionarem interiormente para que escolham de forma correta como irão agir exteriormente.

I.                 CARÁTER: O QUE É? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS IDEAIS?

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo”. É um feitio moral. É a firmeza e coerência de atitudes. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter. Os seus valores e firmeza moral definem a coerência das suas ações, do seu procedimento e comportamento.
O caráter quando é forte, não se deixa levar por alguma proposta de uma via mais fácil para a realização de algo. Mesmo que naquele momento parece ser o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha do indivíduo.” (http://www.significados.com.br)

Qualidade + Defeitos + Valores + Firmeza Moral = Caráter

Concluímos que:

  As qualidades e defeitos vão determinar o seu caráter
  Os valores e firmeza moral vão gerar coerência, procedimento e comportamento frente às ações.

Olhando estas informações num organograma, seria mais ou menos assim:




  
II.               DEFINIÇÃO DE CONSTRUÇÃO DO MUNDO INTERIOR

 

Construção do Mundo Interior é a primeira fase da nossa fórmula.

Continuemos em algumas definições:
1   Qualidade e defeitos: Já nascemos com eles. O que precisamos é identificar os pontos fortes e fracos, positivos e negativos e trabalhar cada um deles para criar um equilíbrio emocional.
2   Valores: São o conjunto de características de uma determinada pessoa, que determinam a forma como se comporta e interage com outros indivíduos e com o meio ambiente. Os valores são resultado das qualidades e defeitos e podem ser construídos e melhorados.
3   Firmeza Moral: Segurança e estabilidade nas regras impostas pela cultura, educação ou tradição de uma sociedade. A firmeza moral é adquirida com o decorrer da educação e inicia-se na infância, ou seja, ela anda paralelamente com os valores, mas precisa ser ensinada, imposta, repassada. Não nascemos com ela.
Acabamos de conhecer os pilares para a formação do caráter: um conjunto de características pessoais de cada indivíduo. Usaremos estes pilares como base.

III.              FORMAÇÃO DE CARATER

Agora que já encontramos os pilares, temos que desenvolver o restante da fórmula. Para formar o caráter, devemos levar em conta:
1   Conjunto de Características Pessoais: Qualidades e defeitos, valores e firmeza moral, já definidos no tópico anterior.
2   Personalidade: é o conjunto das características marcantes de uma pessoa, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir.
3   Ética e Moral: Está associada ao estudo dos valores que orientam o comportamento humano em sociedade, bem como os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas.
4   Integridade: significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade. A integridade se divide em: Integridade Física, Moral e Pessoal.

Encontramos o segundo patamar da nossa pirâmide, rumo à definição completa da nossa fórmula.

IV.             AÇÕES DO MUNDO EXTERIOR

Este deverá ser o resultado final da nossa fórmula. Portanto, se trabalhado as demais fases da maneira correta, espera-se que tenhamos um comportamento parecido com o que veremos neste tópico.
É claro que devemos levar em conta que cada indivíduo é único e com certeza deverão ser feitas alterações e adaptações nas fases anteriores, de acordo com o que se for estudando, para conseguir o resultado esperado.
Se não ocorrer as ações naturalmente, além de rever os conceitos anteriores, é recomendável estudar causas psicológicas, hereditárias e se for o caso, dar um suporte para que as ações ocorram.
Respeitar cada um, seu mundo e seu tempo é essencial. Não devemos esquecer isso! Não há um modelo de ser humano, por isso, a tese serve para conhecimento da ordem de trabalho de construção de caráter, mas não deve ser usado como uma receita de bolo. Se quiser resultado, molde-se de acordo com os avanços. Reveja diariamente os planos e projete quantas vezes for necessário.

Voltando a fórmula: Se já “Construímos o mundo interno”, estamos em “formação do caráter”, o resultado será as “ações do mundo externo”.Quais ações? Esperamos que sejam Coerentes! É o que todos esperam.

E quais as características de ações coerentes?

1   Atitudes respeitadoras: Posição e conduta que respeite o meio, os seres, a sociedade.
2   Feitio Moral: Configuração e formato enquadrados com a cultura e educação imposta pela sociedade em que vivemos.
3   Maneira de Agir: Autonomia para agir e tomar atitudes que não se prejudique e a outros, sem influências, levando em conta sua opinião própria e suas boas maneiras.



V.               CONCLUSÃO

O resultado se tornará mais eficaz se inserido na segunda infância, próximo aos 07 anos.
Nesta fase, apenas continua-se o trabalho realizado pela família nos primeiros anos de vida.
Da pré-adolescência (11 anos) à frente, cada ano torna-se mais complicado inserir o conteúdo no indivíduo. Deverá haver um reprograma da mente e costumes. Ainda não tenho comprovações que o método é eficaz.
O fato é, não conseguiremos sucesso no programa, se a família que envolve o indivíduo não possuir este modelo de Caráter. E se ela possuir, todos deverão ser recondicionados para contribuição na vida do ser em questão. 

O fato é, eu desejo ver as minhas filhas com um futuro brilhante e isso dependerá de suas ações que dependerá de quem elas são. 
Ainda estamos testando a tese, mas decidi compartilhar para que outros pais que se preocupam com seus filhos, pensem no assunto e comecem a mudar suas atitudes em casa, a fim de ter filhos saudáveis! 

Estou preparando alguns outros textos, dicas e montando um programa específico. Vou compartilhando a medida que for aprontando-os. 

Eu acredito que ainda há tempo de tornar a nossa Juventude saudável e que nem todos estão perdidos. 
Eu luto por isso... "minhas filhas serão melhores do que eu!" 

Whatsapp: (11) 96760-0052
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